quarta-feira, 29 de julho de 2009

My Name Is Earl

Earl e sua filosofia de vida: Faça coisas boas, e boas coisas acontecerão.



Brilhante, inovador, único. My Name Is Earl é tudo isso e muito mais. Criado em 20 de Setembro de 2005 pela NBC, o seriado rapidamente conquistou 6 pontos de ibope e 14,9 milhões só em seu episódio de estréia (nos E.U.A, temporadas são medidas por media de telespectadores).

Na trama, Earl Hickey (Jason Lee) é um trapaceiro desempregado, que vive de roubos junto com seu irmão Randy (Ethan Suplee) por diversão e para sustentar sua família, composta pela esposa adúltera Joy (Jaime Pressly) e os filhos ilegítimos, um calcasiano e outro negro. Até que um acidente, no momento em que consegue ganhar um bilhete premiado, o faz rever seus valores e criar uma lista para compensar cada pessoa que roubou ou fez mal, tudo através de uma interpretação simplista do Karma, ou seja, faça coisas boas e coisas boas acontecerão.

Os episódios são altamente criativos e originais, e mesmo temas repetidos são apresentados de forma nova e interessante ao telespectador, que é agraciado com temas carregados de humor e lições de vida comoventes como nunca se viu antes.


TEMPORADAS


A série tem ao todo quatro temporadas. Mesmo tendo uma razoável média de telespectadores nos Estado Unidos, fãs assíduos no todo o mundo e colecionado vários prêmios Emmy, foi cancelada em 2009. Mas falaremos sobre isso mais a frente.

A primeira temporada, composta de 24 episódios, é uma aula sobre como fazer um bom seriado, apresentando personagens carismáticos e identificáveis, e uma linha de história intrigante e complexa, que se manteve sem erros de continuidade, pelo menos até a terceira, a última que assisti. Sinceramente, não há um episódio fraco sequer.

Já a segunda, embora seja das três a mais fraca, salva-se ao apresentar episódios memoráveis, embora tenha desnecessariamente se prendido a uma subtrama cansativa e meio chata, apenas para resolvê-la no final da trama.

Felizmente, a terceira temporada resolve esse problema muito bem, apresentando vários arcos de subtrama. Ao contrário de seriados como Smallville e Heroes, que se prendem e martelam um tema por uma temporada inteira até cansar, o terceiro ano de My Name Is Earl mostra um arco de até seis episodios, passando para outra subtrama e assim sucessivamente.


CANCELAMENTO
Earl até tentou mudar para outro canal, mas terminou não dando certo. Uma pena...

Mesmo começando bem e angariando cinco Emmy´s, em 2006 e 2007, a série foi cancelada em 14 de Maio desse ano. O motivo aparentemente foram as constantes quedas de audiência, que em sua quarta temporada tinha em média 6,1 milhões de espectadores. Embora apresentada pela NBC, o seriado era produzido pela 20th Century Fox, que tentou negociar o seriado com outros canais a cabo, como a TBS e TNT. No entanto Ethan Suplee, o ator que encarna Randy Hickey, o irmão do protagonista, disse em seu Twitter que o seriado estava mesmo cancelado definitivamente.
O contrato com a TBS, a única que continuou na disputa, não seguiu em frente porque a emissora fora incapaz de fazer um acordo que não minasse a integridade artística da série. Algum tempo depois, um porta-voz da Fox anunciou que o seriado estava mesmo morto.

FINALIZANDO

My Name Is Earl é aquele programa que não só diverte, mas te faz pensar e ver a vida com outros olhos. É perfeito tanto para se ver sozinho como em grupo, pois só um episódio é capaz de levantar horas de boa conversa. Em tempos em que o clima "dark" em outra produções, sobretudo em Hollywood, estão em moda, é uma forma de mostrar que o melhor dos valores humanos ainda podem ser representados de forma instigante e sincera.

SAIBA MAIS

Site oficial: http://www.nbc.com/My_Name_Is_Earl/

Página no imdb (Internet Movie Database): http://www.imdb.com/title/tt0460091/

Site de um fã americano: http://www.mynameearl.com/

Um comentário:

  1. O melhor seriado que já existiu. Amo esse humor ácido, tirando onda de coisas comuns e incomuns, do modo mais identificável.
    Estou muito orgulhosa de você, e percebo diariamente o amadurecimento de sua escrita.
    Obrigada por tudo, inclusive por me apresentar essa série tão PERFEITA, uma vez que meu preconceito com o bigode de Earl (nosso grande Jason Lee) era insuperável.

    Te amo muito e muito!^^

    ResponderExcluir