segunda-feira, 27 de julho de 2009

Inimigos Públicos

Johnny Depp encarna gangster com maestria e é a melhor coisa do filme.



Nunca tive nada contra Johnny Depp. Embora seja um bom ator, nunca fui muito fã dele, nem de seu estilo de atuação, normalmente voltado para personagens bizarros. Mesmo abrindo os olhos para seu talento em Sweeny Todd (Onde me surpreendi nas cenas cantadas, onde Depp dá um show) ainda não havia conhecido um personagem diferente desse seu “padrão”. Até assistir Inimigos Públicos.

Baseado em fatos reais, durante a depressão americana, Johnny encarna o gângster John Dillinger, um ganancioso homem de passado difícil que realiza assaltos a banco e conquista tudo o que almeja. Sem nunca pensar no amanhã, Dillinger começa a perder tudo o que conquistou, amigos e material, sem, contudo, conseguir se livrar do seu jeito de viver. Atrás de seus rastros está Melvin Purvis (Christian Bale), que se tornará uma figura importante na lenda do mafioso.

Aqui, sou obrigado a dar o braço a torcer: Johnny Depp realmente é a alma e o coração do filme. Embora tenha cenas que exagerem para elevar seu personagem, há momentos em que o ator consegue fazê-lo com uma magnífica atuação, como quando tenta convencer a personagem vivida por Marion Cotillard e seu interesse amoroso há segui-lo. O sentimento que ele consegue passar também é digno de nota.


Já Christian Bale...

Já Christian Bale consegue provar mais uma vez que, embora seja competente, se ofusca quando atua ao lado de outros atores versáteis. Isso desequilibra o filme, pois mal conseguimos sentir o outro lado da trama por causa dessa limitação de Bale. O diretor Michael Mann, no entanto, nos entrega um filme de época perfeito, com trilhar sonora, ambientação e imersão impecáveis.

Trocando em miúdos, Inimigos Públicos é um grande filme, embora não tenha conseguido se dar bem nas bilheterias americanas. É uma daquelas películas que vale à pena ter em casa depois quando for lançado em DVD para rever sempre. Pelo menos é o que eu pretendo fazer nesse caso.

Um comentário:

  1. Com certeza, meu amor.
    O filme é ótimo e a atuação de Johnny é maravilhosa. Convenhamos que ele está muito moral, principalmente nas cenas de tiro.
    Parabéns pelo Blog. Tenho certeza de que fará muito sucesso.
    Te amo muito!!!!^^

    P.S.:Super orgulho de você.

    ResponderExcluir