sábado, 12 de março de 2011

Cisne Negro


Tenho que admitir que estava com um pouco de receio de ver esse filme, após conversar com um amigo. "Tem umas cenas um pouco fortes, Ary, eu mesmo fiquei incomodado". Bom, após tanto tempo sem ir no cinema, me convenceram a finalmente assistir. Sim, ele é meio forte. Mas também vale a pena aguentar, por ser uma ótima película.

Na trama, Nina Sayers (Natalie Portman) é de uma companhia de balé, e espera sua chance para poder brilhar. A oportunidade surge com uma nova montagem de "O Lago dos Cisnes". Mas acontece que as pressões da vida no balé, do diretor (interpretado magistralmente por Vincent Cassel) e de duas colegas fazem com que Nina entre em um conflito interno, do qual se reinventar é sua única chance de conseguir êxito, ou ao menos é o que a fazem pensar, e a personagem luta desesperadamente para conseguir.

Bom, a história não é, em si, muito original, mas é muito bem conduzida. É toda centrada na personagem de Portman, que nos apresenta sua melhor atuação dramática (não por acaso, que foi digna do oscar). Vamos afundando na mente de sua personagem e acompanhando sua neuras, anceios e desconstrução até o grande clímax, meio previsível, mas ainda assim interessante.

E isso compõe a experiência de se assistir a Cisne Negro: É um filme um pouco acima da média, que consegue, competentemente, criar um clima e prender a atenção através do suspense, mas que ainda assim, não apresenta nada muito original. Poderíamos dizer que sua premissa, inclusive, lembra um pouco a de um certo filme em que Brad Pitt é um dos protagonistas. O que chama atenção é realmente o trabalho de Portman que, literalmente, é a alma e o coração do filme.

Ah, está se perguntando qual é o filme de Brad Pitt que mencionei acima? Assista Cisne Negro e tire suas próprias conclusões.

Um comentário:

  1. Vale ressaltar: Ary não assistiu uns 50% do filme!! Ficou fechando os olhos para não ver as cenas pesadas. hueahuae

    abraço.

    ResponderExcluir