sexta-feira, 12 de março de 2010

Os Melhores de 2009


Sei que já deveria ter postado antes minha lista dos melhores filmes, mas a falta de internet e o tempo limitado pela faculdade dificultaram. Mudando de assunto, o ano passado começou frio, com bilheterias abaixo do esperado. O primeiro longa a quebrar essa corrente foi Monstros Versus Alienígenas. Mesmo com os problemas, esse ano apresento SETE películas que, na minha opinião, foram as melhores do ano passado. E elas são, da ordem da menos importante para a mais:

7. Monstros Versus Alienígenas


Esse chegou de mansinho, e como quem não quer nada conquistou o lugar de primeira boa bilheteria nos Estados Unidos, e olha que ele estreou em Março, ou foi em Abril! Na história, uma garota prestes a se casar é esmagada por um asteróide impregnado com uma energia alienígena, que a faz ficar mais alta que um prédio. Presa pelo governo, a garota é novamente liberada, junto a um grupo de monstros, para evitar a mesma ameaça que causou indiretamente a mudança em sua vida. Homenagem aos filmes de monstros da década de 60, é divertido e não cansa.


6. Avatar


O novo de James Cameron prometeu ser uma revolução no cinema, e cumpriu. Mas embora possua uma trama de ficção científica interessante, mostrando a humanidade como vilã, e uma reviravolta e final muito bons, a história de Avatar é bem clichê e previsível. Segue a fórmula do cara-que-entra-em-um-grupo-para-espioná-lo-e-no-final-muda-de-lado, mas o roteiro e os diálogos de Cameron, aliados a tecnologia realista salvam o filme. Ainda assim, não é o melhor dos seus trabalhos e é esquecível.


5. Inimigos Públicos

Esse foi um dos fracassos de bilheteria do ano passado. Mesmo assim, Johnny Deep mostra-se bastante competente no papel de John Dillinger, e Christian Bale apagado como sempre. Filme de gangster despretensioso e divertido, que provavelmente não seria a mesma coisa sem Deep no papel principal.












4. Distrito 9

Distrito 9 é o filme que eu gostaria que Avatar tivesse sido: com um roteiro e história completamente originais. Se você acha que colocar seres humanos como vilões é inteligente, nessa película não só há isso como também os alienígenas como os seres dependentes, e nós os tratando como inferiores. Explicando melhor: uma nave extraterrestre fica por quase seis meses acima de um país africano (se não me engano...). Após esse tempo, vendo que nada aconteceu, militares invadem o local e encontram o interior da nave destruída, os alienígenas sem comida e água e já em estado de canibalismo. Um gueto é formado para eles abaixo da nave mãe, e é quando os humanos tentam utilizar a tecnológia avançada, mas quebrada e que só pode ser usada pelos Et´s, que a trama começa.

Longa criativo que se preocupa em recriar a realidade que se propõe a imaginar. Interessante e que prende a atenção até o fim. Poderia falar mais sobre este, mas vamo aos próximos...


3.Terminator Salvation

Para mim, o terceiro melhor da série Terminator (o mais fraco seria o favorito de todos, "the Judge Day", mas isso fica para um próximo post). Totalmente criticado, mas na verdade foi o único que teve a coragem de mostrar o futuro apocalítico que a franquia sempre mencionava. Sam worthington arrasa no papel de um homem misterioso que acorda nesse futuro e que terá papel fundamental na vida do salvador John Connor. É fiel aos demais filmes, de uma forma que não causa um erro de continuidade sequer com eles, amarrando pontas soltas. Inclusive a própria trama brinca com as referências de toda a série, sem, contudo, deixar de ser divertido e de fácil entendimento para quem não conhece. Só não é o primeiro da lista por um pequeno probleminha que me incomodou (Spoilers On): como Marcus poderia ter doado o coração a John Connor, em um futuro onde, como eles mesmo mencionam, mal há antibióticos e condições para isso? Irônico que, mesmo não causando problemas de continuidade com os outros, a própria película apresente esse problema. Mas embora incomode, não atrapalha o resultado final (Spoilers Off).


2. Tá Chovendo Hambúrguer

Embora com uma tradução tosca (tenho que admitir...) esse foi não só um dos melhores filmes do ano passado, como um dos melhores que já vi. Seu humor inova com situações inusitadas, poucas ou nenhuma vez usadas no cinema. Na história, quando um jovem nerd sonhador busca em suas invenções fazer algum bem pela humanidade, ele cria a maior invenção já feita: a máquina que cria alimentos usando apenas água como matéria prima. Quando um acidente acontece, a máquina para nos céus de sua cidade, onde ainda pode ser controlada para criar qualquer comida, mas através da chuva (tá explicado o título). Adicione temas como o sonho de se persistir e conquistar o que se quer, temperado com paródias de filmes-catástrofes (de forma brilhante, vale ressaltar) e o resultado é um longa cativante o original. E seria o melhor até aqui, se não fosse...


1. Up - Altas Aventuras



Como a Pixar consegue criar animações tão cativantes e únicas eu não sei, mas que Up consegue ser o melhor da empresa (de novo, porque ela sempre se supera a cada filme) é um fato. Elementos como o contraste da juventude com a velhice, a nostalgia dos bons tempos vividos e de como um grande sonho pode se tornar um imenso sentimento de egoísmo nunca foram tão bem retratados em um só filme como este. A gama de sensações que a película provoca é incrível, indo da gargalhada às lágrimas, de forma competente e sincera, como só uma história contada pelo estúdio de John Lasseter consegue fazer. Impossível de não sair mudado, ou pelo menos pensando melhor sobre a vida, após assistir Up.


Preciso pedir desculpas se repeti muitas palavras, mas estou realmente cansado. Até a próxima!

2 comentários:

  1. De todos os filmes só não assisti Distrito 9, mas a lista tem filmes excelentes. Concordo plenamente com Up, pois é um lindo filme e tem o dom de fazer rir e chorar. Liiiindo!
    Mas acho que você meio injusto com Avatar...colocá-lo em 6 lugar é cruel. Ele merecia uma melhor posição no seu ranking.
    Eu SUPER adicionaria um filme a essa lista...Lua Nova, pois bem diferente do livro é cheio de ação, aventura, comédia.=D~

    Te amo muito!
    Post muito bom mesmo.;]~
    Você sempre se superando.

    ResponderExcluir