domingo, 2 de outubro de 2011

Conhecendo o grupo PADA

Quando eu decidi que queria escrever roteiro para quadrinhos, achei que o caminho mais fácil seria publicando on line, seja em tiras ou one-shots. Lembro de não ter encontrado, em minhas pesquisas, nada sobre grupos pernambucanos que publicassem HQ´s.



Bem, agora percebo que não procurei o suficiente.

O grupo existe desde a década de oitenta, mas precisamente 1985. Após um intervalo em 1993 que durou dez anos, o PADA voltou a ativa com uma formação mais enxuta (a original tinha 25 pessoas, o que tornou difícil delegar trabalhos, segundo José Valcir, um dos membros fundadores). A nova equipe conta com os apoios de Arnaldo Luiz, José Carlos Braga, José Valcir,
Leonardo Santana, Luciano Félix, Marcos Lopes, Milson Marins e Sandro Marcelo.

Participaram das oficinas os integrantes: Arnaldo Luiz, Sandro Marcelo...

Nas oficinas que participei... ou melhor, na oficina, porque na primeira haviam poucas pessoas e os integrantes do grupo, Sandro Marcelo e Arnaldo Luiz, bateram um papo interessante e bacana com os visitantes, que de qualquer forma já me acrescentou bastante. Mas retomando: na oficina ministrada domingo, no evento "Dos quadrinhos para as telonas", que aconteceu na escola de arte e games SAGA, na Avenida Conselheiro Aguiar (quanto arrodeio), Sandro Marcelo conversou sobre o planejamento para a montagem de uma revista independente. Do surgimento da ideia, passando para seu desenvolvimento, em pensar a qual público se destina sua obra, parcerias se necessário até formas de divulgação, tudo. Tanto Marcelo quanto os outros integrantes sempre bem acessíveis para tirar dúvidas ou conversar sobre o assunto que nos unia ali: a paixão incondicinal pelos quadrinhos.

...José Valcir e Luciano Félix

Foi emocionante poder conhecer alguns integrantes da PADA e sua história mais de perto. De mudar um pouco meus conceitos sobre quadrinhos de Super-heróis funcionarem no Brasil, em uma rápida conversa com Sandro Marcelo; a entender a importância que um pequeno grupo (mesmo ainda não sendo tão reconhecido em seu próprio estado de origem) em vender seu produto para outros lugares do País, tornando-se um marco para os quadrinhos independentes pernambucanos. Uma herança, mesmo que a maioria de nós possa ainda não perceber isso.

Links para contato:

-Site da PADA;

-Site de sua principal publicação, Prismarte;

-Projeto de Sandro Marcelo que pretende ensinar a produção de quadrinhos para crianças carentes de São Lourenço da Mata

2 comentários:

  1. Grande Ary, muito obrigado por esta divulgação! Foi muito bom estarmos juntos no DQPT e compartilharmos este maravilhoso mundo dos quadrinhos! Reitero que estamos à sua disposição para contribuir com seu TCC! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu mesmo, Sandro! E pode deixar que sempre que possível vou divulgar o trabalho de vocês, que é muito bacana. Os quadrinhos, principalmente aqui em Recife, precisam de toda a divulgação possível! =)

    Abraço! o/

    ResponderExcluir