quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que eu queria mesmo...

Trabalho de algum desenhista talentoso


...mais do que ser um crítico de cinema/quadrinhos, era poder ganhar a vida com minhas ideias. Já perdi a conta de quantos roteiros de quadrinhos, tirinhas, animações e livros escrevi, e nenhum deles foi para frente, pelo menos não ainda. Tenho vinte e dois anos, e não dá para dizer que não sinto uma pontada de inveja quando entro no Orkut ou em um blog e vejo um roteirista sortudo trabalhando com um desenhista, ou animador, talentoso. Não acho que escrevo mal, mas eu não sei... (suspiro)

De qualquer maneira, isso é apenas um desabafo. Depois de tantos recados no Orkut procurando uma parceria, de achar alguém bom para desenhar que depois desaparece sem vestígios, tudo isso desanima um pouco. O pior é quando digo que não posso pagar e só ofereço os lucros (nem que seja só o reconhecimento) que teríamos na empreitada, ai é que a pessoa nem se dá ao trabalho de responder mesmo.

Se os roteiristas de quadrinhos não têm a chance, como vão poder ser bons e/ou ganhar experiência com isso? Vejo desenhistas reclamando que não possuem oportunidades, mas para um roteirista sem dinheiro, que só quer uma parceria para passar suas ideias para os traços, é tudo muito mais difícil.

Eu sei que um desenhista tem uma trabalheira danada para terminar um desenho, e veja bem, não estou desmerecendo o trabalho de ninguém. Entendo que eles queiram ganhar pelo que fazem, afinal é a motivação deles. Mas o que digo é que a união de um desenhista com um roteirista pode ser benéfica para ambos. Um vai entender melhor as dificuldades, acertos e erros que o outro tem na elaboração de sua parte, talvez possam se tornar reconhecidos pelo projeto que estejam realizando e ainda se divertir com isso. Acho que esse aprendizado vale mais do que um serviço em que a pessoa é paga, mas não se sente satisfeita.

Nem todo roteirista sabe desenhar, mas também nem todo desenhista consegue escrever um bom roteiro. Por que não juntar o que têm de melhor, nem que seja só por hobby e diversão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário