sábado, 29 de maio de 2010

O escritor Fantasma (The Ghost Writter)



Ewan McGregor é o personagem-título. Literalmente


Não gosto de filmes com tramas políticas, os acho mais "viajados" para minha mente do que os filmes de fantasia que gosto (para se ver como as coisas dependem de um ponto de vista). No entanto Ghost Writter foi uma surpresa para mim, pois mesmo não sendo de um estilo que me agrada, conseguiu me prender e agradar até o fim.

Um escritor fantasma é aquele que escreve biografias e livros do tipo sem ter o seu nome vinculado a obra. O protagonista, vivido por Ewan Mcgregor, nem recebe um nome, um detalhe interessante e ao mesmo tempo irônico do filme: uma pessoa que se "passa" por outra ao escrever as suas memórias, e nem ao menos descobrimos como se chama no filme. Como se apresenta como "Ghost Writter", podemos dizer que esse passa a ser mesmo o seu alter ego.

Pierce Brosnan em excelente atuação (embora na imagem acima esteja um pouco picareta...)

Sim, mas vamos a trama: o escritor de memórias de um político (Pierce Brosnan, em uma atuação muito talentosa), que também é um "ghost writter", morre afogado em uma praia. Como a figura tratada no livro é alguém importante e polêmico, a editora logo trata de encontrar outro para dar um tratamento ao manuscrito pronto, que é o personagem de Mcgregor. Britânico, o escritor se muda para os Estados Unidos, onde o político de sua mesma nacionalidade resolve os problemas políticos. Inicialmente, o trabalho de Mcgregor é fácil, apenas algumas conversas e revisar o que já foi escrito. Mas com o tempo, os problemas do político afloram, a ponto do escritor, que passa a morar na mesma casa, passar a se ver envolvido não só por eles mas também por uma verdadeira teoria da conspiração.

Embora tenha ótimos atores e uma trama de qualidade que prende a atenção do telespectador até o fim, O Escritor Fantasma pode ser um filme cansativo para quem está acostumado com os blockbusters de explosão e cenas de ação que pipocam o tempo todo na tela. No lugar disso, apresenta uma tensão bem explorada, que não te deixa aflito, mas sim curioso para saber como termina. Até mesmo os cenários, que são, vamos dizer assim, "econômicos" para um filme desse tipo, ajudam a contar bem a história.

O filme possui atores muito bons como Olivia Williams (esposa do político vivido por Brosnan) e Tom Wilkinson, que são personagens importantes na trama

Só há um ponto que me deixou um pouco decepcionado em toda a pélicula, que é particularmente seu desfecho. Mas exceto por esse detalhe, é um filme inteligente e um pouco acima da média do que é feito hoje em dia em Hollywood. Ou seja, provavelmente sua bilheteria será ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário