domingo, 9 de maio de 2010

Chegou meu R4! o/ (E o "bug do do primeiro portal ")


Já fazia um bom tempo que eu almejada esse cartucho. Para quem não sabe, serve para colocar roms (jogos, no caso de Nintendo Ds) baixadas na internet e jogar no aparelho. Em outras palavras, não preciso mais me preocupar em comprar jogos! (exceto Pokémon Soulsilver e Platinum... mas ai é outra história, é porque eu quero mesmo).

O R4 é um cartucho normal de NDS, com um espaço para se colocar uma memória flash. Ele ainda acompanha um pendrive para a memória, então é só ligá-la no computador e passar as roms. Assim mesmo, simples e fácil. Embora seja bom formatar primeiro a memória. Para isso, basta apenas apertar com o terceiro botão do mouse no ícone dela no pc, escolher a opção "formatar" e em seguida, escolher em uma das caixas da janela que aparecerá a opção "Fat 32". No link abaixo, pode-se ter uma melhor ideia dos primeiros passos com o cartucho:

http://www.scribd.com/doc/45919/Guia-Definitivo-do-R4-DS

Bem, sou uma pessoa metódica que só coloca um game por vez, a medida que vou zerando o anterior. Então pensei, qual seria o jogo que estrearia no meu R4? Na hora em que liguei a memória no pc optei por este, não sei se vocês conhecem (irônia mode ON):


Considerado um dos melhores games de todos os tempos, Chrono Trigger é original de 1995 e produzido pelo "time dos sonhos", como foi chamado na época: Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest), Akira Toryama (criador dos mangás Dragon Ball e Dr. Slump), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy). Tive o prazer de ver esse jogo no meu Super Nintendo quando era pequeno (tudo bem que o cartucho era dos meus primos, mas foi algo ainda assim marcante) e jogá-lo depois em um emulador, embora sem som.Tremendamente divertido, a versão para DS ainda conta com uma tonelada de extras (como um bestiário, um mini-game para cuidar de um monstro e cenas em animação feitas pela Bird Studio, a empresa de Akira Toryama, originais do remake do clássico para Playstation. Entre outros) e um final a mais, que cria uma conexão com a continuação Chrono Cross. Tudo estava indo bem, quando descobri uma coisa desagradável:Baixei uma versão em espanhol para treinar o idioma, quando o jogo travou exatamente no primeiro portal, no início do jogo. Fuçando na net, descobri que a Square (produtora do jogo) criou uma trava anti-pirataria, que travava a rom exatamente nesse ponto. Mas depois de muito procurar, achei um link com uma versão de Chrono Trigger que pega no R4 sem problemas (pelo menos até agora), e que ainda é em português. O site é o seguinte:

http://www.gamestark.org/index.php?act=roms_nds (a versão livre do problema é a que tem os dizeres "com fix", no final).

Ainda é cedo para dizer, mas acho que comprar um R4 vale a pena. Ainda mais porque, como pararam de ser produzidos, o preço caiu mais da metade (antes era cento e cinquenta reais. Comprei o meu por cinquenta!). Encomendei pela internet, mas não sugiro isso. O melhor é comprar em alguma importadora ou no shopping mesmo (se nesse último o preço não for muito alto).

É isso. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Obrigada pelo comentário tão carinhoso lá n'Os Monstrinhos da Rua 45! Vou me esforçar pra continuar agradando! ^^ Um abraço

    ResponderExcluir