quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Megamente



É difícil fazer um longa sobre super-heróis hoje em dia, dado o número de películas e sequências sobre o tema. Comédia então, pior ainda. Minha Super Ex-namorada, com Uma Thurman, e Super-herói o filme, são dois ótimos exemplos sobre como NÃO fazer paródias com super seres. Megamente é uma das poucas exceções a regra.


Na trama, o personagem de mesmo nome (dublado em sua versão original por Will Ferrell) e Metro Man (Brad Pitt) São os últimos sobreviventes de seus respectivos planetas. Ambos fogem ao mesmo tempo da tragédia que dizima seus mundos, e tornam-se rivais desde esses primeiros minutos. Na terra, Metro torna-se o Super-herói de Metro City, e Megamente, sempre a sombra, decide ser um vilão. Após um de seus planos darem certo, o protagonista consegue matar seu adversário e dominar a cidade absolutamente. Pouco tempo depois, deprimido e sem desafios, o vilão decide criar seu próprio super-herói, mas vê o tiro sair pela culatra quando o escolhido para o cargo usa seus poderes para o mal. Agora, relutantemente, Megamente deve ocupar o lugar de seu antigo inimigo e salvar a todos.

O filme dirigido por Tom McGrath (de Madagascar) tem vários trunfos: consegue inovar em um estilo já saturado nas salas de cinema, ao colocar o nêmesis do herói como protagonista e mostrar o seu lado da história, ao mesmo tempo que faz piadas e homenageia longas de heróis clássicos como o Superman de 78 e Homem de Ferro (por falar nesse primeiro, é ótima a referência ao ator Marlon Brando e a outra obra do roteirista do filme do homem de aço, Mario Puzo e seu Poderoso Chefão). Também encontra tempo para fazer referências ao estilo clássico dos quadrinhos (a rivalidade entre Megamente e Metro Man, mais para descobrir quem é o melhor de ambos do que uma luta sobre o bem e o mal) e o estilo mais contemporâneo, hardcore (quando o vilão Titan sai expalhando o caos descerebradamente, e é até capaz de matar, como nas HQ´s pouco inspiradas atuais). Brilhantemente, e sem entregar muito spoilers, a película faz menção, e obviamente brinca, até com um padrão negativo criado por uma saga dos quadrinhos, O Retorno do Super-Homem. Para quem é fã de banda desenhada, os detalhes da película são interessantes e prazerosos.

Enfim, Megamente é mais uma animação de qualidade da Dreamworks, dos ótimos Como treinar seu Dragão e Shrek. É um filme divertido e de roteiro bem amarrado, prato cheio tanto para fãs ou não de Super-heróis. Ou vilões.

Um comentário:

  1. Filme é bom mesmo, "cidadão anônimo" ! Hahuahuahua.

    Ah, e o nome do Besouro Verde é Seth Rogen! hahaha

    Abrass, véi!

    ResponderExcluir