terça-feira, 20 de abril de 2010

Apenas o fim e Pokémon Black and White (Pokémon V)

Estou com preguiça de fazer uma crítica mais detalhada (foi uma semana cansativa...) então falarei sem rodeios sobre Apenas o fim, esse filme que, na minha opinião, é umas das mais corajosas e diferentes tentativas de se fazer cinema nacional.


Eu não sei quanto a você, mas sempre que assisto um filme passado no Brasil, eu me pergunto porque coisas relacionadas a nosso cotidiano não são transmitidas de forma fiel nas telonas. Se alguém fala sobre alguma comunidade virtual, se refere a ela apenas como "a comunidade virtual" e não por Orkut, Facebook ou algum outro. Isso sempre me tirou um pouco da magia dessas películas. É impossível emergir em uma experiência cinematográfica se algo que você conhece é tratado tão genericamente. Fica artificial. Acho que pior que isso, só como mostram o esteriótipo do Nerd nesses fimes e em qualquer outra mídia: cara que joga joguinho (sim, quais?), lê quadrinhos (de quê? Porque não existe só HQ de super-heróis), se veste mal e é tímido. Só. Tudo com a profundidade de um pires.

Felizmente, esse não é o caso de Apenas o fim. Todos os erros que citei acima são corrigidos aqui, e de forma brilhante. A trama é apenas uma desculpa para se entrar e falar do universo jovem e mostrar que pessoas, seja qual for a idade, são mais complexas do que rótulos: namorada decide terminar o relacionamento, e antes de fugir e deixar tudo para trás, reserva apenas uma hora para conversar com o parceiro. Entre os flashbacks que mostram os momentos do casal, estão representados a conversa de toda uma geração que cresceu nas décadas de oitenta e noventa: animações clássicas como He-man, Transformers, Cavaleiros do Zodíaco, jogos como Pokémon e Tomagoshi e, falando dos dias de hoje, sites de informação como o Omelete e o Blog do Judão. Sinceramente, nunca pensei que um diretor teria a coragem e o talento para representar tudo isso de uma forma que ficasse bem feita e interessante, mas Matheus Souza conseguiu, e de quebra, rompeu com uma imagem de mais de vinte anos de cinema e inovou.

Terminei enrolando um pouco quando prometi que não o faria, mas a verdade é que Apenas o fim me trouxe aquela sensação de novo, de ver uma coisa nunca feita ou que a gente até imaginava, mas não sabia se daria certo... ele trouxe a alma adolescente para o cinema, sem piegismo, rótulos ou falsos moralismo. É uma imagem sincera de como esses adolescentes agem, falam e se relacionam. O filme inteiro é todo baseado no diálogo, e não há um só momento em que ele fique cansativo, pois cada cena te prende, ou apresenta um elemento de identificação, enquanto o telespectador se pergunta como o longa apresentará seu desfecho. Enfim, sem exageros, um verdadeiro marco para nosso cinema.


Agora falemos sobre as novidades relacionadas a Pokémon 5. Como todo capítulo da franquia, será lançado em duas versões, cujos os nomes serão black e White. Fotos de novos pokémon pipocam todos os dias, mas ainda não dá para testar a veracidade delas. O que se sabe, no entanto, é que serão lançadas até Outubro, e ainda serão para Nintendo DS, e não para o 3DS, nova geração do portátil da Nintendo que sairá também no final do ano. Algumas fotos do jogo podem ser conferidas nesse link: http://www.ligapkjoseense.com/news/noticia071.htm

É isso. Amanhã é feriado, vou aproveitar para dormir um pouco agora e acordar bem tarde. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário